quinta-feira, 25 de outubro de 2018

CUPCAKE FRANKENSTEIN



• INGREDIENTES:

PARA A MASSA:

Faça os nossos cupcakes ou compre 12 cupcakes prontos (Usei bebezinho)

PARA A COBERTURA (“CHATININHO”):

200ml de mistura pronta para chantilly gelada;
1/2 lata de leite condensado gelado;
7 col (sopa) de leite em pó;
1 col (chá) de corante alimentício gel ou líquido verde;
1 xíc (chá) de chocolate granulado;
24 gotas de chocolate;
Pasta americana vermelha, branca e preta para fazer os detalhes;
Material extra: saquinho limpo

• MODO DE PREPARO:

Em uma batedeira, coloque a mistura para chantilly e bata em velocidade alta até obter um chantilly firme.
Junte o leite condensado e bata mais uma vez por cerca de 2 minutos.
Em velocidade baixa, junte aos poucos o leite em pó e bata até misturar por completo. O creme deve ficar bem grosso, a ponto de não escorrer.
Coloque em um saco limpo e corte a ponta.
Junte o corante e com uma colher ou espátula, misture por completo.
Os bolinhos devem estar frios para serem decorados.
Faça um círculo de chantininho verde sobre os bolinhos.
Com uma espátula pequena, ajeite para que fique quadrado.
Por cima, coloque o granulado e, nas laterais, coloque duas gotas de chocolate em cada cupcake.
Corte círculos na pasta americana preta e na branca para fazer os olhos. Ajeite nos bolinhos.
Faça rolinhos com a pasta americana vermelha para fazer as cicatrizes.
Coloque um granulado em cada bolinho para fazer a boca. Bom apetite!

Rendimento: 12 porções 

Docinho de abóbora



INGREDIENTES

300 g de abóbora
1 Leite MOÇA® (lata ou caixinha)
2 colheres (sopa) de manteiga
meia xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
30 cravos-da-índia para decorar

MODO DE PREPARO

Em uma panela, cozinhe a abóbora em água, por cerca de 25 minutos ou até ficar macia Escorra a água e passe por um espremedor de batatas. Em uma panela, misture o Leite MOÇA com a abóbora e metade da manteiga. Leve ao fogo baixo, por cerca de 15 minutos, mexendo sempre até desprender do fundo da panela. Coloque em um prato untado com o restante da manteiga e deixe esfriar. Com as mãos untadas, enrole os docinhos, passe pelo açúcar de confeiteiro e decore com um cravo-da-índia. Coloque em forminhas de papel e sirva.
DICA:
- Modele os docinhos como pequenas abóboras: com um palito de dentes, faça marcas verticais ao redor do docinho, levemente achatado.

Rendimento: 30 porções
























terça-feira, 2 de outubro de 2018

Pudim de banana

Resultado de imagem para pudim de banana monta encanta


pudim médio:
  • 1 banana
  • 2 latas de leite condensado
  • 2/3 de lata de leite
  • 3 ovos
  • 3 bananas cortadas no sentido do comprimento 
CALDA DE CARAMELO:
  • 1 xícara de açúcar
  • ½ xícara de água  

Modo de preparo: 
  1. CALDA:Em uma forma de alumínio com buraco no meio,  18 de diâmetro, coloque 1 xícara de açúcar e siga mexendo para não queimar até caramelizar e atingir o ponto de caramelo.
2.Ou acrescente ao açúcar 1/2 xícara de água, misture e deixe  cozinhar, sem mexer para não açúcarar, em fogo baixo, até que vire um caramelo – 12-15 min.,  método úmido,

3. A vantagem do método úmido é que você não precisa ficar na boca do fogão, mexendo o tempo todo. Pelo contrário no método úmido, você não pode mexer.  A calda se faz sozinha e com menos risco de queimar.

PUDIM: 
  1. PUDIM de BANANA: Direto no copo do liquidificador, coloque as bananas, os ovos inteiros e o leite condensado, na quantidade do pudim que você deseja fazer, pequeno médio ou grande. 
  2. Prefira ovos frescos e antes de junta-los ao bowl, bata o ovo contra a bancada, coloque primeiro numa tijelinha antes de junta-los, repita o procedimento com todos os ovos um a um, assim, caso um ovo  esteja estragado, você não perde todos os ovos. 
  3. Junte o leite integral e bata no pulsar por 1 minutinho ou  até liquidificar as bananas e obter uma mistura homogênea. 
  4. Para Pudim sem furos, bata ligeiramente,  o mínimo necessário apenas para liquidificar a banana,  até obter uma massa cremosa e homogênea.  O segredo para que o pudim não fique com muitos furos é não bater muito.  Isso porque, quando a massa do pudim é muito batida ela fica aerada. Na hora de assar, esses buracos de ar enchem-se de vapor de água e o pudim fica furadinho e mais aguado.
5. Agora, se você  quer um pudim com furinhos, e mais suave, faça ao contrário e aproveite para deixar o liquidificador batendo e aproveitar para aerar  bem a massa.

6.Com auxílio de uma peneira de malha fina, coe a mistura do pudim dentro da forma já caramelada.  Esse passo ajuda a diminuir ainda mais a aeração e também filtra pequenas partículas da gema, diminuindo o ‘gosto de ‘ovo’  

7. Preencha a forma untada com a calda de caramelo com a mistura do pudim 

8 . Disponha dentro as fatias de 4 bananas cortadas no sentido do comprimento.

9. Ascenda o forno a 190ºC.

10. Coloque uma forma maior que a forma do pudim, de modo que ele caiba dentro, cozinhe em banho maria, destampado  até que fique consistente, e a superfície douradinha, ele até dá uma leve queimadinha na superfície, não tem problema, desde que não seja muito queimadinho, não altera o sabor. Deixe cozinhar por cerca de 1 hora pudim pequeno ou médio até 1h30 minutos  se o pudim for grande. 

11. Após esse tempo o pudim, ainda parece estar ‘mole’. Só que não, este é o ponto certo de retirar. Ele firma ao esfriar, na geladeira e servir. 


Como assar o pudim de banana: 


  1. FORNO:O forno deve estar frio e não pré aquecido, porque?
  2. Se colocamos o pudim em banho maria com o forno pré aquecido, o ovo coagula rapidamente, ‘prendendo’ as bolinhas de ar dentro da massa do pudim. Com o forno frio, o pudim repousa por  uns 10 minutos, até o ovo começar a coagular dando mais um tempinho para as ‘bolhas de ar’ conseguirem escapar de dentro da massa, deixando-o mais cremoso.
  3. Outra dica é não tampar com papel alumínio. Ao tampar, seguramos a umidade dentro do pudim, o que vai deixa-lo  mais aguado. O mesmo vale para as panelas convencionais de pudim, em banho maria, elas umedecem a massa, mais gostoso ao forno. 
  4. Retire do forno, espere esfriar, desenforme e   leve a geladeira até gelar. 

Rendimento: 14 porções
















Pãozinho de doce de leite e chocolate




Ingredientes: 
30g de fermento biológico fresco
1/2 xícara (chá) de leite morno
1/2 xícara (chá) de doce de leite cremoso
4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina derretida
2 ovos
1 colher (chá) de sal
4 xícaras (chá) de farinha de trigo aproximadamente
200g de chocolate ao leite em pedaços
Farinha de trigo para enfarinhar
Óleo para untar
1 gema para pincelar
Modo de preparo: 
Bata no liquidificador o fermento, o leite, o doce de leite, a manteiga, os ovos, o sal e metade da farinha até homogeneizar. Despeje em uma vasilha e adicione o restante da farinha, aos poucos, mexendo com uma colher até soltar da lateral da vasilha. Se necessário, acrescente mais farinha.Transfira para uma superfície lisa polvilhada e sove por 5 minutos ou até obter uma massa lisa e macia. Forme uma bola, cubra e deixe descansar por 1 hora ou até dobrar de volume. Divida a massa em pequenas porções e abra na palma das mãos. Coloque um cubo de chocolate e feche apertando. Modele as bolinhas e coloque em uma assadeira untada. Pincele com a gema e leve ao forno médio, preaquecido, por 25 minutos ou até dourar. Sirva morno ou em temperatura ambiente. 

Rendimento: 30 porções